MP recomenda que 15 municípios não contratem bandas para eventos para conter gastos durante a seca
07/05/2025
(Foto: Reprodução) Em abril, o governo do Piauí decretou situação de emergência, causada pela seca, em mais de 129 municípios. Segundo MP a medida é uma tentativa de conter gastos em meio a esse cenário. MP suspende contratação de bandas em 15 cidades da região de Picos
O Ministério Público do Piauí (MPPI) recomendou a suspensão da contratação de bandas para eventos em Picos, 314 km ao Sul de Teresina, e mais 15 cidades da região. A medida foi divulgada na segunda-feira (5).
Segundo o MPPI, a medida consiste em uma tentativa de conter gastos no período de seca. A 1ª Promotoria entendeu que os gastos com a contratação de bandas é um risco nesse momento por sobrecarregar os cofres públicos da região.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Logo quando a medida foi divulgada, muitos municípios se manifestaram a favor, por exemplo, o município de São João da Canabrava, que cancelou os shows que estavam programados no evento de comemoração ao aniversário da cidade.
Em Picos, o município foi notificado e tem o prazo de 5 dias para decidir se irá acatar ou não o decreto do MP. Veja abaixo a lista completa de municípios com a recomendação:
Aroeiras do Itaim
Bocaina
Dom Expedito Lopes
Geminiano
Monsenhor Hipólito
Paquetá
Picos
Santa Cruz do Piauí
Santana do Piauí
Santo Antônio de Lisboa
São João da Canabrava
São José do Piauí
São Luís do Piauí
Wall Ferraz
Francisco Santos
Situação de emergência no Piauí
No dia 3 de abril, o governo decretou situação de emergência, causada pela seca, em mais de 129 municípios do Piauí. O decreto foi prorrogado para mais 90 dias no dia 30 do mesmo mês.
Quase metade do estado do Piauí está em alerta por causa da seca
Reprodução
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube